5 dicas para entrar no mundo das licitações

O mercado de licitações no Brasil movimenta mais de R$ 40 bilhões só na esfera federal, e tem sido a maior fonte de faturamento de muitas empresas, de pequeno a grande porte.

Você não pode ficar fora desse mercado, não é? Para te ajudar, preparamos 5 dicas essenciais para quem quer começar a fornecer produtos ou serviços, de forma ética e eficiente, para o Poder Público.

1. Conheça as leis que regulamentam as licitações no Brasil

Ir para uma licitação sem ter o conhecimento das suas principais regras é meio caminho andado para a derrota.

Por isso, antes que você participe de sua primeira licitação, leia e estude a Lei nº 8666/1993, que regulamenta de forma geral as licitações no Brasil, e a Lei do Pregão, de nº 10520/2002 mais usada por todos os entes da Federação.

Se preferir, contrate um profissional que possa te auxiliar nesse emaranhado de normas e possa te indicar o melhor caminho a seguir.

2. Inicie com licitações eletrônicas ou licitações de menor valor

Comece com as licitações de seu Município, ou de municípios vizinhos, que tenham como objeto produtos e serviços que você já fornece, e na quantidade ou duração que possam ser absorvidas pela sua empresa sem maiores investimentos.

A melhor forma de aprender a vencer em licitações públicas é praticando, participando de menores licitações até que você se sinta confiante para disputar os grandes contratos.

3. Conheça as regras do edital

Perder um contrato público porque outra empresa tinha uma melhor proposta que a sua faz parte do jogo.

Agora, ser desclassificado de uma licitação porque você não apresentou um documento ou uma informação exigida no edital, ou ser penalizado porque seu produto não atendeu às exigências do Poder Público, significa que você não se preparou para aquele certame.

Sempre leita atentamente o edital, se atente para novos documentos exigidos e o prazo de validade de certidões e propostas. Com isso, você poderá se adiantar e até mesmo impugnar um edital que exija documentos ou características do objeto que sejam contrárias às leis.

4. Estude o mercado e a concorrência

Nos portais de transparência de boa parte dos órgãos públicos estão listadas todas as licitações e os contratos firmados anteriormente pela Administração. Estude-os, verifique quem são as empresas que usualmente participam das licitações que você também quer participar e conheça as propostas que elas deram anteriormente.

Com essas informações em mãos, você será capaz de elaborar propostas competitivas e justas, que atendem suas necessidades e as do Poder Público.

5. Capacite sua equipe e tenha profissionais de qualidade te auxiliando

À medida que você vai ganhando novos contratos públicos e fornecendo mais produtos ou serviços o aumento de sua equipe será inevitável.

Capacite-os com cursos, palestras e treinamentos, para que eles possam estar preparados no momento do certame.

De preferência, contrate profissionais de qualidade e com experiência em licitações, que possam agregar conhecimento e expertise a sua equipe.

Veja abaixo curso de Advocacia em Licitações preparado por nosso sócio Rafael Carvalho.

Quer saber mais sobre licitações e contratos públicos? Acompanhe nosso blog e se inscreva em nosso site para receber nossa newsletter com o que há de novo sobre o tema!


Por:
Rafael Carvalho Neves dos Santos advogado no escritório Carvalho Neves – Advogados Associados e procurador da Câmara Municipal de Londrina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *